top of page

"Em quanto tempo vou conseguir dançar "bem" Gafieira, sem repetir?"

Foto do escritor: Silvia Cristina CaseiroSilvia Cristina Caseiro

Se você identificar em qual fase do aprendizado está consegue ter uma noção de quanto tempo falta para “chegar lá”



Na verdade, a pergunta da aluna foi: “minha curiosidade na verdade é quanto tempo geralmente precisa para o corpo aprender a dançar o samba e não apenas repetir os movimentos?”



Essa é uma das perguntas mais difíceis para uma professora responder, pois não depende somente do nosso trabalho, mas também da dedicação e motivação da aluna.


No entanto existe uma maneira de responder quanto falta pra “chegar lá”. Vale lembrar que o mais divertido e interessante nisso tudo é o “processo” o “caminho”, não deixe de aproveitá-lo..


Mas vamos lá. Aprender Gafieira de maneira “fluida” ou "fluente" envolve algumas fases de aprendizado. Identificar em qual fase você está te ajuda a entender quais são os próximos passos e dá para ter uma perspectiva de tempo a partir daí.

Fase 1 - Conhecimento

É a compreensão da informação, passo ou conceito da gafieira. Nem sempre a compreensão vem ao mesmo que você recebe a informação, passo ou conceito na dança. Já parou pra pensar nisso?


Fase 2 - Experiência

É o treino, a prática daquilo que você compreendeu. E se você está cansada de repetir, provavelmente é aqui que você se encontra, porque a prática envolve sim repetições do passo que você aprendeu. Estaria mentindo se dissesse que não precisa.


Fase 3 - Criatividade

É quando você "pega" de 4 a 8 passos, ou sequências inteiras, ou variações e já consegue criar a sua própria sequência possível e na música. Tudo sozinha, de forma autônoma, sem a ajuda da professora ou de parcerias


Fase 4 - Qualidade

Não é exatamente "o que" ou "o quanto" mas é o "como" você faz. Ou seja, nessa fase não importa quantos passos você sabe, mas "como" você faz aquilo que aprendeu. Vale lembrar que a qualidade é uma opção, mas ela deixa sua dança à dois mais confortável


Fase 5 - Sabedoria

É quando você consegue relacionar tudo isso junto e ainda consegue fazer ligações e variações improváveis na música de maneira improvisada.


Dica: está preocupada com o tempo de aprendizado? Já experimentou uma aula particular? Em uma aula particular você aprende de 2 a 3 vezes mais rápido. Agende uma aula por aqui





  • Ícone preto do Facebook
  • Ícone preto do Twitter
  • YouTube
  • Ícone preto do Instagram
bottom of page