top of page
Foto do escritorSilvia Cristina Caseiro

8 descobertas de quem começa aprender zouk

Além dos benefícios já conhecidos em todas as danças de salão o zouk é um universo à parte


Quando uma pessoa que não conhece o universo da dança chega para fazer aula na escola de dança de salão é um costume nosso, ou seja, nós professores e atendentes abrir o “cardápio" e oferecer as opções.



E no cardápio da dança de salão brasileira existem inúmeros estilos ou ritmos, mas nem todos são conhecidos da maioria, e a confusão entre os nomes e benefícios de cada dança é imensa.


Mas o que vale mesmo são as descobertas ao optar por uma dança. Como no caso do zouk, por exemplo. Não são poucas as mulheres que procuram por esse estilo pelos inúmeros benefícios: aflorar a feminilidade e sensualidade, melhorar autoestima, autoconhecimento, consciência corporal, novas amizades, ter companhia para balada, entre outros.


Tímidas e comprometidas


E são muitas, muitas são as pessoas tímidas e comprometidas que querem aprender a dançar zouk mas por medo da sensualidade e por acreditarem serem “duras” ou terem o corpo rígido acabam desistindo. E por isso esse é o primeiro artigo que escrevo como uma introdução ao que você realmente descobre quando inicia as aulas de zouk.


Perguntei para algumas alunas quais foram suas maiores descobertas depois que começaram a dançar zouk brasileiro. Obtive várias respostas e elegi 8 das que considero mais importantes coloquei nessa listinha:


1 - Zouk estimula você cuidar do seu corpo com carinho

Ao ser estimulada pela dança, música, professora ou par, você começa a tomar consciência do seu próprio corpo, percebê-lo e cuidar dele com mais carinho, isso é parte da consciência corporal


2 - Zouk não é zumba

Muitas pessoas não sabiam o que era zouk até participar de uma aula. Zouk não é zumba ou qualquer outra dança com a letra Z. É uma dança de salão brasileira para ser dançada a dois e existem diferentes maneiras de dançá-la: zouk tradicional, neozouk ou black e lambazouk. Fiz uma publicação sobre isso na semana passada.


3 - Quem namora também pode

Descobre que não são apenas casais de namorados ou casados que dançam de forma sensual e com entrega. A entrega é um elemento da dança e isso não tem nada a ver com segundas intenções.


4 - Seu corpo inteiro se move

Descobre que seu corpo possui diversas partezinhas e que todas elas podem se mover, isso se chama mobilidade e pode ser treinada. E geralmente aquela parte do corpo que você acreditava ser “dura” só estava dormindo ou rígida demais por tensões do dia a dia.


5 - Tem sensualidade e respeito

Descobre que o respeito ao seu corpo e o corpo do outro existem e devem ser exigidos durante a dança, mesmo o zouk sendo uma dança sensual.


6 - Mover a coluna é saúde

Descobre que o zouk tem muitos movimentos de quadril, tronco e ondulações e isso ajuda a melhorar a mobilidade da sua coluna vertebral, lombar e torácica, importantíssimos para a sua saúde e longevidade.


7 - O que é dissociação

Descobre que você pode mover uma parte do corpo e deixar a outra parada, isso se chama dissociação, bastante utilizada nas danças urbanas e também no zouk estilo black.


8 - Infinitas possibilidades

Ao iniciar as aulas de zouk você aprende que é capaz de dançar e que seu corpo e mente possui infinitas possibilidades criativas e que você pode colocar toda a sua identidade nessa dança.


Se interessou por aulas de zouk? Entre em contato por aqui


278 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Ícone preto do Facebook
  • Ícone preto do Twitter
  • YouTube
  • Ícone preto do Instagram
bottom of page