Conhecer cada estilo de dança, sua origem e gênero musical pode ajudar o iniciante a se situar e a não se sentir tão desconfortável em suas primeiras aulas Depois de muito responder às pessoas a seguinte pergunta: "o que é dança de salão?"
resolvi fazer esse post. Sim, isso é real, a maioria das pessoas que procuram a dança de salão como atividade física não sabem o que ela significa, onde vivem, o que comem, como dançam os dançarinos e dançarinas de salão. :: Por isso vamos esclarecer de maneira simples, sem o blá, blá, blá histórico. Dança de Salão é todo tipo de dança que se dança a dois, ou seja, junto com alguém. E por isso as escolas de dança de salão foram tão prejudicadas durante essa Pandemia, o que é assunto pra outro post... :: Agora que vocês já sabem o que é, vou escrever aqui um pouquinho de cada estilo de dança, uma espécie de guia para você já chegar ao menos informado nas suas primeiras aulas. :: Vale lembrar que as danças das quais vou falar nesse post são as mais dançadas no Brasil, nos salões de baile das academias de dança brasileiras, e não as danças glamorosas da Dança dos Famosos do Faustão, nada contra...mas aqui eu procuro falar da realidade: :: Samba de Gafieira
Com raízes no Maxixe, no Rio de Janeiro, início do Século XX, o Samba de Gafieira é uma das primeiras danças de salão do país e uma das mais dançadas nos salões brasileiros até hoje. Música: Pode ser dançada ao som de todo tipo de samba: MPB, Pagode, Samba de Raiz, Bossa Nova, Chorinho, exceto Samba Enredo. Dica: não tente fazer passos muito grandes no início senão você não consegue acompanhar a música nem mexer o quadril. :: Zouk Brasileiro Criado a partir da Lambada, dança popular no Brasil nos anos 90 que mantém adeptos até
hoje, o Zouk Brasileiro é uma dança com movimentos mais suaves, sinuosos e sensuais. Música: Para quem gosta dos gêneros musicais Zouk, Pop Music, Black Music, Funk, Reggaeton, R&B e Rock lento é um prato cheio. Dica: relaxe seu corpo e preste atenção em cada partezinha dele, no zouk você mexe o corpo inteiro junto com outra pessoa :: Forró Universitário A música e a dança nordestina, que lá era dançada bem agarradinha e com muita ginga de quadril, veio para São Paulo e tomou novos rumos. Nasceu o Forró Universitário, com um abraço gostoso e uma dança com muitos giros. Música: todo tipo de forró, dos mais antigos de Luiz Gonzaga, até os mais atuais, Bicho de Pé e outros tipos de Xote. Dica: o Brasil é um país imenso e em cada parte dele o forró é diferente, então aprenda com todo tipo de professor ou professora, abra a cabeça... :: Sertanejo A música Sertaneja explodiu nos últimos 10 anos, com isso a dança Sertanejo não deixou a desejar. Essa é uma dança que você vai dançar em qualquer festa hoje em dia e vem acompanhada da vertente Vanera... Música: não vai ser difícil você encontrar e ouvir a música sertaneja, vai por mim, toca em todos os lugares Dica: Sertanejo e Vanera são músicas e danças diferentes que tocam nos mesmos lugares pelos mesmos intérpretes, sempre pergunte a sua professora as diferenças na dança e na música. :: Samba Rock Uma dança nascida da cultura das festas de famílias paulistanas, que explora giros e movimentos de braços. Música: A música é o samba de todos os tipos, principalmente aquele misturado com o rock, mas vai bem com pagode, samba de raiz, entre outros. Dica: muita gente confunde samba rock com gafieira, então para diferenciar costumo dizer, gafieira é uma dança de pernas e quadril, samba rock uma dança de braços e giros :: Bolero Uma dança romântica e elegante. Com origem universal, a forma como ela é dançada no
Brasil também nasceu no Rio de Janeiro, reduto de desenvolvimento das danças de salão brasileiras. Seus movimentos foram inspirados no Tango e na Gafieira.
Música: para se dançar com todo tipo de música lenta: Bolero, MPB, Rock Lento, Pop lento e a original música latina.
Dica: essa é a dança da postura e do alinhamento corporal.
::
Salsa
Essa dança, que nasceu em Cuba, dispensa apresentações, é a mais dançada no mundo inteiro. Aqui no Brasil ela se popularizou no formato em linha nos salões, que é o estilo de Los Angeles
Música: como o próprio nome diz, salsa é uma mistura de diversos gêneros musicais latinos, mambo, rumba cubada, cha-cha-cha... com uma música mais frenética
Dica: antes de ir pra aula de salsa pratique uma corrida no lugar em casa para conferir sua agilidade, a pisadas dessa dança tem uma contagem rigorosa e rápida, mas o principal é se divertir dançando.
::
Bachata
Uma dança de salão da República Dominicana que se popularizou por aqui, provavelmente por ajudar a desenvolver os quadris e ter movimentos bastante sensuais durante a dança.
Música: sua música tem uma relação bastante íntima com as músicas de Bolero e Cha-cha-chá, porém hoje muito mais desenvolvidas, sofrendo influencias também da música moderna, como do hip hop.
Dica: use os joelhos e a pisada para "empurrar" o chão, seus quadris vão mexer com mais facilidade... não dance longe do par... fica um Deus nos acuda....
::
Rock Soltinho
É uma dança, que como diz o nome, os casais dançam a maior parte do tempo soltos, apenas segurando nas mãos e girando. Nasceu por volta das décadas de 70, 80 inspirado na dança de salão americana Lindy Hop.
Música: geralmente dançado com o nosso rock anos 60, algumas MPBs, Rock Nacional e Internacional dançante. Sim, porque tem Rock que não dá pra dançar.
Dica: não confunda com Rockabilly, que já falo mais adiante. É uma dança legal pra desenvolver os contratempos (pisadas rápidas)
::
Rockabilly
Uma dança brasileira que nasceu para contemplar os fãs da época de ouro americana, os anos 50 e 60. A turma brasileira fã da música americana criaram essa dança inspirada no Jive e Lindy Hop.
Música: a principal diferença entre Rock Soltinho e Rockabilly mora aqui. No Rockabilly se dança com o rock americano das décadas de 50 e 60, e também a Jovem Guarda brasileira.
Dica: os giros aqui são fáceis e bonitinhos. Se você gosta de rock anos 60 e quer queimar calorias aproveite pois essa é uma das danças mais rápidas que vai encontrar.
Comments